O que é a Medicina Veterinária Integrativa e como surgiu?

O Que é a Medicina Veterinária Integrativa? Quais são os Benefícios?

A medicina veterinária integrativa surgiu na sequência da expansão da medicina integrativa na área humana. Ela está presente no SUS (Sistemas Único de Saúde) desde os anos 1980. As Práticas Integrativas e Complementares (PIC) se tornaram mais populares a partir de 2006 quando foi decretada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que oficializou a inserção de condutas terapêuticas diversificadas como a acupuntura, a fitoterapia, a medicina antroposófica, entre outras.  A proposta da medicina integrativa é unir diversas abordagens e escolher a mais apropriada para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Na medicina veterinária integrativa, os princípios são os mesmos e na Clínica Veterinária Boticão os pacientes podem contar com acupuntura, fisioterapia, fitoterapia, ozonioterapia, auriculoterapia clínica e nutrologia.

Medicina Veterinária Integrativa

Acupuntura

O principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos animais e curar diversas doenças, muitas dessas são submetidas ao tratamento de acupuntura, pois não possuem cura por meio da medicina tradicional, em outros casos é utilizada em pacientes para aliviar sintomas de dores, onde tem demonstrado resultados excelentes, com um melhor efeito analgésico e sem efeitos colaterais, presentes na utilização de medicamentos por longos períodos.

Fitoterapia

De forma objetiva a Fitoterapia é o estudo sobre a manipulação de plantas medicinais e seu uso no tratamento de doenças ou na sua aplicação para aliviar diversos sintomas. Esse tipo de tratamento tem se intensificado e está contribuindo cada vez mais para a saúde dos animais, visto a facilidade para se obter os materiais, aliada ao baixo custo e sua excelente eficácia na prevenção e tratamento de doenças.

Ozonioterapia

O tratamento de Ozonioterapia apresenta resultados eficazes no tratamento de doenças em humanos e animais. Composto pela combinação de gás ozônio e oxigênio, promove efeitos anti-inflamatórios e antissépticos além de cicatrizar feridas, aliviar dores crônicas, tratar insuficiência renal, aliviar dores no tratamento de câncer, paralisias, alergias diversas, reabilitação fisioterapêutica, infecção repetida etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir Chat
1
Atendimento 24H, Precisa de Ajuda?
Olá,
Como podemos ajudar?